Empresa


A Cambará S.A, foi fundada em 26 de junho de 1942 e entrou em operação em 01 de setembro de 1947. Com um parque industrial de 22 mil metros quadrados de área construída em Cambará do Sul, região nordeste do Rio Grande do Sul, distante 200 quilômetros de Porto Alegre, capital do Estado. 

Iniciou suas atividades com uma produção de 15 toneladas mês de celulose não branqueada. Migrou para o mercado de celulose Fluff, onde permaneceu até meados de 2009 com uma produção de 2,6 mil ton/mês, atuando no mercado nacional. 

Em 2001, também inseriu em sua planta industrial uma máquina de papel Tissue, agregando a sua produção 800 ton /mês de papel em jumbo para o mercado de conversão (toalha, guardanapo e higiênico). 

A partir de 2008 passa a produzir 1.800 ton /mês de celulose solúvel, matéria prima para fabricação de viscose (segmento têxtil) e aditivo base para tintas e esmaltes na forma de nitro celulose (segmento químico). Todo desenvolvimento tecnológico e as adequações nos processos produtivos foram realizadas com recursos próprios, onde permaneceu neste mercado até março de 2012.

A partir de 2012 a empresa focou seu mercado somente na produção de Papel Tissue, encerrando a produção de celulose e reestruturando a empresa para este fim, possuindo atualmente uma planta com capacidade de 850 toneladas mês de papel Tissue, com uma alta gama de gramaturas e formatos, focando em qualidade e atendimento personalizado. Todo o papel produzido é 100 % celulose fibra curta.


➽ Instalação Industrial:

✦ Uma máquina de papel com capacidade produtiva de 850 ton/mês de papel crepado (higiênico, toalha e guardanapo) em jumbos e / ou formatados, produzidos com gramaturas que vão de 18gr/m² a 40gr/m². Autossustentável, produz toda a energia que consome no processo produtivo.

➽ Matéria prima:

✦ Constituída 100% de celulose virgem adquirida de fabricantes nacionais.

➽ Mercado:

✦ Seus principais clientes se localizam na região Sul e Sudeste do Brasil e uma parte destinada à exportação para países da América do Sul.

➽ Fundamentos Corporativos

Missão: Atuar no segmento de papel, buscando satisfazer clientes, colaboradores e comunidade, gerando valor ao acionista, com responsabilidade ambiental. 
Visão: Ser referência em qualidade e inovação no mercado de atuação, gerando lucratividade em harmonia com os recursos naturais.

➽ Valores Corporativos:

✦ Pessoas comprometidas e realizadas
✦ Competência e integridade
✦ Profissionalismo
✦ Pro atividade e criatividade
✦ Excelência em tudo que faz
✦ Valorização das relações



Política de Qualidade


A Política de Qualidade da Cambará está baseada no conjunto de princípios significativos para a empresa e que devem ser traduzidos em comportamento por todo o quadro de funcionários.

➽ Qualidade dos produtos e serviços:
✦ Encantamento dos clientes externos e internos
✦ Desenvolvimento de parcerias

➽ Qualidade de vida:
✦ Valorização dos colaboradores e parceiros
✦ Treinamento, segurança, ambiente de trabalho

➽ Qualidade com a comunidade:
✦ Apoio e valorização da sociedade
✦ Preservação do meio ambiente




Responsabilidade Social


✦ 94 colaboradores diretos (*03/2020).
✦ Educação, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
✦ Manutenção das instalações das casas da Vila Ouro Verde, ambulatório e Áreas de Lazer, localizados próximo a empresa.

✦ Tratamento de água da Vila Ouro Verde:



✦ Algumas das moradias para empregados localizadas na Vila Ouro Verde: